27/03/2011


A Integração e coletividade já estão fazendo parte do PJU em Heliópolis.
Trabalhar como uma grande equipe e em união faz uma grande diferença!!!



Mural do barulho

                                    

A implantação do mural do barulho no núcleo Heliópolis foi um sucesso, todos participaram e contribuíram com suas reflexões, perguntas e ruidos...
E não podemos esquecer a sua importância, afinal sempre que trabalhamos com as tarjetas, a sempre uma reflexão no dia seguinte.





Roda de conversa sobre sexualidade e carnaval 02/03/11



        O carnaval está chegando e faz parte de nossa cultura, por este motivo não podíamos deixar de trabalhar essa questão cultural e nem as conseqüências que podem acarretar uma curtição sem consciência, e que nesse período rola um acesso muito fácil as drogas, álcool e a sexualidade.  Então porque não aproveitar a ocasião para conscientizar nossos jovens???

        A participação dos dois núcleos, e a colaboração dos quatro educadores foi muito bom... (Flávia educadora tarde e Augusto manhã)




                        Foliópolis 04/03/11




Foliópolis é um evento carnavalesco de Heliópolis, organizado pelos jovens dos projetos da UNAS.
Este evento tem por finalidade integrar os jovens através da cultura do carnaval, assim resgatando as origens do mesmo. 






      O Programa Jovens Urbanos esteve presente neste ano, dessa maneira contribuindo para preparação de cartazes e a participação do evento.
      Apesar da chuva que estava no dia, foi proveitoso participar do começo ao fim.
      Na foto é a aluna Jessica turma da tarde...



                     Encontro público 10/03/11



     

         Cesar Negro é um grande ator, e no dia do encontro público pode passar um referencial muito importante que é a questão das escolhas que temos que tomar em nossas vidas, foi de grande importância para nossos jovens... 



     
        Nesse dia do encontro público tivemos a oportunidade de ouvir poemas criados por Fanti, morador da comunidade.


...




Participação dos  jovens do PJU (Mina, Heliópolis, Lagoa e Imperador), equipe do CENPEC, Arlete do polo cultural e convidados...





...


      As carinhas foi outra a maneira pedagógica que encontramos para também trabalhar essa questão da opinião dos jovens, do que eles acharam do dia...
      Essa ideia também fluiu muito bem...  (Flávia educadora tarde e Augusto manhã)



       Que tal realizar a dinâmica do balão! Com essa dinâmica pude perceber como os jovens interagem apartir do momento que eles tem a necessidade de trabalhar em equipe, ou seja em grupo.
        A  minha intenção é fazer com que os jovens aprendam trabalhar em grupo e que consigam ver sua importância...  (Flávia educadora tarde).


      Dinâmica caiu em mim proporcionou aos jovens momentos de interação e a concientização, referente ao que desejamos aos outros, ao nosso proximo e com isso pude observar as diferenças de cada um...  (Flávia educadora tarde).

...

...

...

...
                          





































        Planejamento jovem turma tarde 14/04/2011


   
        Neste dia tivemos a participação do educador Leandro (Grajaú), que realizou primeiramente uma  roda de conversa, onde fez uma dinâmica de apresentação, assim pedindo para que os jovens dissessem seus nomes, algo que gostassem  e que não gostassem, a atividade foi interessante, pois gerou uma reflexão sobre as igualdades e diferenças que existem entre as pessoas, e o principal que devemos respeitar as mesmas.
        Ocorreu também uma dinâmica de aquecimento e interação (dinâmica do nó), onde todos os jovens participaram e contribuiram para uma bom resultado.
        O educador inicia o planejamento jovem, assim explicando como aconteceria as atividades e o que seria esse planejamento jovem. Os jovens demonstram entender a proposta do dia.
        Estavam presentes no dia do planejamento 22 jovens, sendo que os mesmos foram bem participativos, tudo que o educador propos, foi aceito pelos mesmos.
        Os jovens tem muitas coisas em comum, tanto que na hora de dividir em grupos para que eles colocassem aquilo que tinham vontade de explorar, experimentar e apropriar, surgiram diversas coisas iguais ou parecidas. Os mesmos foram separados em grupos para a realizacão da atividade do J e após um periodo colaram no cartaz J e assim veio a explicação do que era o PJU.
        A grande maioria dos jovens sabem o que é o PJU, porém após a explicação da minha coordenadora sobre o projeto, acredito que tenha esclarecido qualquer dúvida existente, pois foi explicado o que era cada eixo, o que poderia ser feito e o que realmente fazia parte do PJU. Os jovens demonstram compreender.
        O educador então continuo a proposta do dia explicando para os jovens o porque algumas coisas propostas não poderiam entrar no planejamento jovem, assim alegando que muitas coisas eles não precisavam do PJU para realizar, como por exemplo ir ao playcenter. Assim partiram para a proposta do U, onde o educador dividiu o cartaz colocando explorações e oficinas que poderiam ser realizadas pelos jovens.
         Os jovens não compreenderam muito bem, porque algumas coisas não poderia fazer parte do planejamento, como por exemplo a ida ao corpo de bombeiro, assim ficaram com algumas dúvidas, porémno dia seguinte de aula conversei com os jovens e esclareci algumas questões.
          Gostei muita da proposta do dia, a maneira do educador Leandro se expressar e explicar o conteudo, só achei que poderia ter sido mais claro a parte que os jovens não poderiam fazer algumas coisas, pois os mesmos vieram no dia seguinte me questionar o porque realmente não podia, a parte de temas, produções e projetos também não foram conversadas, porém o restante foi legal  e os jovens curtiram bastante e até perguntaram a possibilidade de fazer uma visita para o Leandro no Grajaú...

      
                                                                                        (Flávia educadora tarde)





Nenhum comentário:

Postar um comentário