26/10/2011

PJU HELIÓPOLIS !!!!!!!

aTurma tarde!!!
   Chegamos ao fim dessa escrita de projetos, já encaminhamos agora é só esperar as devolutivas... 
   Que será na próxima semana...
   A turma da tarde desenvolveram 3 projetos, intervenção em uma quadra, um evento de hip hop e um fanzine...
   Utilizamos uma média de 30 passagens ( ida e volta para pesquisa de preços ), sendo que o transporte utilizado foi ônibus... 


   Agora é só esperar a devolutiva e a semana expressão jovens urbanos que irá começar... 


PJU Heliópolis Turma da Manhã!!!!!!!!!!!!!


Entregamos todos os projetos escritos pelos jovens, no começo foi um pouco complicado fazer com que os jovens converte-se suas idéias que no primeiro momento só estava nas palavras e no pensamento para as folhas que mostraria que o  projeto estava escrito.
Bom passamos essa fase essa semana agora é só esperar as correções para  melhorarmos e enquanto isso discutirmos as formas que gostaríamos de apresentar os projetos.
OBS:Destaco o interesse dos jovens por montar todo o projeto onde os mesmos irão atuar creio que deveremos investir mais nessas iniciativas onde os jovens podem ser protagonistas das  trasformações que um projeto pode trazer para uma comunidade.
Dia 08/11/011 Semana Expressão Jovens começou!!!!!!!!!!!!!!
Nesse dia os jovens da turma da manhã com os jovens da turma da tarde conhecerão a Casa das Caldeiras, alguns jovens da turma não pode participar porque também começou nas escolas o período de provas de finalização do bimestre, mas aqueles que conhecerão  gostou do que viu.
O mais interessante foi saber que jovens como eles criarão iniciativas que mudou as comunidades local onde as idéias foram implantadas, entre esses jovens tinha o pessoal que criou um dinheiro que só circulava na comunidade,isso foi legal porque eu tinha comentado com os jovens do Heliópolis e muitos não acreditava que poderia acontecer um projeto como esse.
Os Manos Emicida e o Fiote do Laboratório Fantasma despertarão a curiosidade dos jovens"Como esses caras conseguirão   vender mais de 30 Mil CDs sem produtora e de mão em mão" Fala de um Jovem.Porém poucos conhecia o trabalho do Emicida a partir do momento que ele foi se apresentando o pessoal começou a se identificar com as falas e muitos até estão escutando suas músicas.
OBS:Fotos acima ........


Dia 09/11/011 - Encontros nos Territórios
Nesse dia  nos encontramos nos nossos territórios onde tivemos experimentações de extenso(Jonatho),Produção de Batidas musicais(U-China), Efeitos/Viradas de musicas( DJ Ivonverine),Percussão(Rafael,Paulo,Drika) cada educador ficou responsável por uma experimentação eu fiquei pela experimentação de Produção de Batidas e efeitos sonoros,os jovens ficarão bastante empolgados com o leque de experimentações que foi oferecido no dia porque todas elas lidão com os seus cotidianos.
Lembro que os jovens pedirão para que essas experimentações  voltassem em  um outro momento do programa porque em um dia só não da para aprender tudo que a experimentação oferecia,o pessoal do projeto de Graffiti nos postes conversarão com o Jonatho9aproveitando a oportunidade) para saber como ele poderia ajudar no projeto ele se colocou a disposição dos jovens para ajudar a executar o projeto e demarcar que tipo de graffiti e quantos postes iremos grafitar.
OBS:Fotos do dia a Cima...........


Dia 10/11/011 Os Jovens explorando a Biblioteca São Paulo!!!!!!!!!!!!
Esse dia foi um dia muito loko nos juntamos com o pessoal do lagoa e fomos para a biblioteca São Paulo nosso grupo estava com 07 Jovens, ao chegarmos a primeira questão a ser comentada foi nossa como esse presidio era grande,mas ao entrarmos de fato  na biblioteca vimos que  não era uma biblioteca tradicional ela é toda pensada para os jovens com Gibitécas,livros digitalizados,livro em Braile e muitos contos.
Primeiro assistimos um vídeo institucional depois circulamos pela biblioteca o legal era ouvir os jovens falar que não gostava de ler mais quando via os livros sempre pegava  um  da pratilheira da biblioteca e começava a ler quando encontrarão os gibis ai que começou a leitura mesmo.
OBS;Não Tiramos fotos dentro da biblioteca.....











Dia 11/11/011 Encontro Público
Nesse dia nos organizamos para correr atrás dos trabalhos desenvolvidos nas experimentações e na organização do espaço  do encontro publico alguns acessores vieram ao encontro porém facilitou um pouco do trabalho, quem apresentava as experimentações era os jovens o que eu dou destaque  para a forma que os jovens se comprometerão para essa semana expressão jovem e muito mais para esse encontro público,ao termino do encontro os jovens tiveram uma balada produzida pelos jovens Alconscientes,e outros jovens estava em uma conversa com um pessoal que veio conhecer nossa comunidade os jovens emocionarão mais uma vez falando sobre seus projetos o que o programa mudou na suas vidas e a onde eles gostaria de estar daqui 10 anos.
OBS: Aprendizado, nunca subestime a capacidade de um jovem isso pode interromper sua capacidade de aprender.

Dia 16 e 17 de Novembro Trabalhando as Devolutivas dos projetos!!!!!!!!!!!!!!!
As devolutivas já esta em nossas mãos e agora é só trabalhar para melhorar o que já esta feito então vamos começar primeiro o projeto sobre a revitalização de uma quadra  o orçamento não estava de acordo com o edital que o programa apresento(motivo o preço da trave estava muito auto) então os jovens que estão nesse projeto sairão para resolver esse pequeno problema ao voltar pensarão em reformar um trave já existente,dai então o orçamento cairia um pouco de valor.
Em Segundo mais não menos importante foi projeto de grafite nos postes da comunidade onde na avaliação estava tudo de acordo com o programa mais os jovens reformularão o orçamento  e melhorarão o objetivo,agora é só decidirmos a forma de apresentação dos mesmos para a banca esse como as outras decisões de todo o processo de construção do projeto será toma da pelos respectivos grupos.
 QUE VENHA A BANCA!!!!!!!!!!!!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário